CRESCIMENTO DE MENINOS É DIFERENTE DAS MENINAS

HIPERTIREOIDISMO SUBCLÍNICO

8 de fevereiro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OBESIDADE CONTROLADA E DESCONTROLADA;


PARA CRIANÇAS E JUVENIS BEM COMO PARA ADULTOS, AS AUTORIDADES DO GOVERNO, DEVEM PRESTAR ATENÇÃO, QUE A EPIDEMIA MUNDIAL DA OBESIDADE, REQUER AÇÕES POLÍTICAS URGENTES, POIS ALÉM DE SER UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA, ALGUNS MECANISMOS SÓ PODEM SE CONTROLADOS PELAS AUTORIDADES.

Embora os dados definitivos não existam, pois são dinâmicos intensos e descontrolados, com múltiplas causas, não parece provável que a atividade física de intensidade moderada de cerca de 45 a 60 minutos por dia, (Nível de Atividade Física) é suficiente para prevenir a transição para o excesso de peso ,sobrepeso, obesidade. Para as crianças, o tempo de atividade é ainda mais recomendado. Uma boa abordagem, para muitos indivíduos, para obter o nível recomendado de atividade física é reduzir comportamentos sedentários, incorporando atividades mais fortuitas e de lazer na rotina diária. A ação política é imprescindível para efeito físico e social, mudanças ambientais para permitir e incentivar a atividade física. Hoje as aulas de educação física obrigatória que fazem parte da maioria dos currículos escolares, é uma mera denominação de Cadeira com fins de formação, que pouco tem sido levado a sério. Definições que nós pais temos que acrescentar em nossas cobranças das autoridades, associando alterações radicais, em que devem ser incluídas também ,alterações ambientais que devem e podem ser implementadas incluindo a infra-estrutura urbana e de transportes, escolas e locais de trabalho. 
Nos últimos 10 anos nos Estados Unidos, país que lidera este problema, as estatísticas mostram que nos últimos 10 anos, portanto no século 21, aumentou de um modo geral o consumo de açucares com fins alimentares, na ordem de 15 kg per capta, o que passa de um absurdo e um descontrole geral , e aumentado significativamente o número de obesos infanto-juvenil, obesidade e sobrepeso em adultos, representando um aumento importante na população dos índices de massa corporal – IMC, fazendo com que cada ser humano deste país pule para um patamar acima na classificação de gravidade proposta pela OMS. Não se esqueça que passou para outros patamares próximo do normal, a reversão é complexa e seguramente precisará de profissionais altamente competentes, para evita o sobrepeso, obesidade, obesidade tipo l, obesidade tipo ll, obesidade tipo lll (obesidade mórbida), fora as complicações graves complementares como o diabetes ,obesidade intra-visceral, aterosclerose, arterioesclerose pela hipertensão, hipertensão pulmonar e doenças cardiovasculares. 

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A Medicina Preventiva no caso da Obesidade será uma das soluções para abaixar o excesso do sobrepeso na população mundial?
http://sobrepesopeso.blogspot.com/

2. Qual a relação entre o IMC e a Obesidade?
http://imceobesidade.blogspot.com

3. A Gordura visceral é grave ?
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Refências Bibliográficas: 
Saris WH , SN Blair , van MA Baak , SB Eaton , PS Davies , Di Pietro L , M Fogelholm , Rissanen A , D Schoeller , B Swinburn ,Tremblay A , KR Westerterp , H Wyatt .
Nutrição e Instituto de Toxicologia da Investigação, NUTRIM Maastricht, da Universidade de Maastricht, Departamento de Biologia Humana, Maastricht, Holanda.









Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 /(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Seguir no Google Buzz